segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Peixada de Surubim

No post anterior prometi começar a maratona gastronômica de natal, maaaaasss fugi da regra, me rendi a um lindo filé de surubim e preparei aquela peixada de domingo. A família agradeceu e suou a camisa com as pimentinhas e o delicioso pirãozinho.

Peixada só me lembra bar de praia, mesmo sendo uma refeição pesada, não pelo peixe, mas pelos acompanhamentos que nos deixam bem preguiçosos e se tiver aquela brisa praieira, ai, a preguiça é muito bem vinda!


O Surubim ou Cachara é um peixe de água doce, couro acinzentado e carne branca. Encontrado nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata.

Peixada de Surubim
1kg de filé de surubim
100ml de azeite de oliva
2 cebolas médias
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
3 tomates firmes
2 pimentas malagueta sem sementes
3 batatas cortadas em 4 cubos
2 cenouras cortadas em pedaços grandes
4 maxixes
3 ovos cozidos
400ml de leite de coco diluído em 400ml de água
½ xícara de coentro picadinho
½ xícara de suco de limão
1 colher (chá) de açafrão
2 colheres de extrato de tomate
Pimenta branca moída
Sal a gosto


Tempere os filés com pimenta branca, limão, sal e reserve.
Cozinhe as batatas e as cenouras em água e sal e reserve.
Faça um fundo de panela com o azeite, as cebolas brancas cortadas em cubos grandes, os dentes de alho picados grosseiramente, os pimentões cortados em cubos grandes, o açafrão, a pimenta malagueta picadinha e por fim os tomates cortados em quatro partes. Acrescente metade do leite de coco diluído e deixe ferver. Após levantar fervura, adicione uma colher (sobremesa) de sal e ‘enterre’ a cebola roxa e os maxixes no caldo. Disponha os legumes cozidos e os filés temperados na superfície do caldo e adicione a outra parte do leite de coco diluído. Acerte o sal e espere os filés ficarem macios para acrescentar os ovos cozidos e o coentro picadinho. Misture o extrato de tomate no centro do caldo e dê mais um tempo de cozimento para que o caldo fique mais encorpado.

Na hora de servir, disponha em uma travessa a peixada e faça um pirão com o caldo, uma pitada de coentro picadinho e pimenta a gosto.

Gosto muito de pimenta, principalmente uma que temos aqui em casa que foi preparada pela minha mãe há uns três anos. É das brabas, a temos há todo esse tempo porque ninguém consegue comer um prato com mais de duas gotas dela, mas o cheiro e o sabor são de matar!!

Ah, a dica para congelar coco seco é cortar em pedaços e retirar o ar antes de congelar. Quando for utilizar em alguma receita, é só bater no liquidificador com água morna ou escaldar. O coco congelado dura até 6 meses.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Hohoho!...

O final do ano se aproxima e com ele todo aquele clima de prosperidade, confraternização e renovação dos votos para o ano novo.
Sempre, de uma forma ou de outra, termino me entregando ao clima natalino. Tenho boas lembranças dos preparativos de final de ano.

Quando criança, costumava passar as festas na casa do meu avô. Eram férias maravilhosas. Assim que terminavam as aulas, preparava as malas e ia de mala e cuia para a casa do vô que hospedava os netos, geralmente moradores de apartamentos. Era uma casa grande e geralmente estava repleta de alegria nessa época. A brincadeira corria solta e os preparativos para as festas eram o pico da felicidade. Enrolar docinhos, moldar salgadinhos, roubar docinhos e salgadinhos, ver todas aquelas mulheres cozinhando, conversando alto, aquilo sim era o natal.
E é exatamente esse o natal que me envolve todos os anos, conservo o meu prazer infantil de presentear os amigos, participar das confraternizações e principalmente viver o espírito natalino.

Bem, que iniciem as festas!

Abrirei aspas no blog para durante este período me divertir e dividir com os leitores os preparativos natalinos e as confraternizações passo-a-passo!

Sei que vou me divertir, espero que se divirtam também!!

Vamos lá, mãos à obra!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Mais uma do feijão com arroz

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu uma nova vantagem para a saúde na combinação de arroz e feijão. A dupla que já era conhecida por equilibrar carboidratos e proteínas, agora também é capaz de potencializar a ação do flúor na saúde bucal. De acordo com a pesquisa, quando cozidos na água tratada com flúor, os grãos absorvem o elemento químico como uma esponja.

Pois é, se absorve o flúor, também absorve o resto, e como nosso tratamento de água é eficiente, porém os encanamentos deixam a desejar, é importante o cuidado na manutenção de caixas d’água e cisternas que devem ser limpas de 6 em 6 meses, principalmente quando a água dos reservatórios for utilizada na manipulação dos alimentos.

(Fonte: G1)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

I Festival Bar em Bar

Começa hoje o I Festival Bar em Bar, promovido pela Abrasel. No Recife, serão 54 bares participantes oferecendo uma porção de aperitivo específica, algumas criadas especialmente para o evento, valorizando a cultura da região.

Confira aqui a lista com os aperitivos de todos os bares participantes do evento que se estenderá até o dia 15 de dezembro.

Com tantas opções, vai dar para discutir política, futebol, religião e não faltará ocasião para a prática mais comum entre os mortais – falar da vida alheia!

Brindemos!!

Bronze no asfalto!

Hoje esta cidade estava ensandecida, tinha passeata, interdição, protesto, engarrafamento, menino chorando, carro buzinado, sistema de banco fora do ar, véspera de feriado e um sol nada católico! Maldita hora que resolvi enfrentar o caos, terminei não resolvendo tudo e ainda cheguei em casa como se tivesse passado o dia na praia. Pois bem, mas quando estamos na praia, depois de um dia maravilhoso e algumas cervejinhas, preparamos o que para o almoço? Isso, macarronadaaaaa!! E foi exatamente o que fiz, não estava na praia, mas cheguei em casa exausta e bronzeada. Logo parti para o preparo da boa e velha Macarronada ao molho de gorgonzola e manjericão.

Macarronada da Tia Chu Beach:
2 colheres de manteiga
1 cebola em pétalas
½ xícara de leite
1 colher de chá de mostarda em pó
200g de queijo gorgonzola
1 caixinha de creme de leite sem soro
½ xícara de folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta a gosto

Derreta a manteiga e doure a cebola em fogo baixo. Acrescente o leite e a mostarda em pó deixando por 5 min em fogo baixo até que abra o sabor da mostarda. Corte o queijo gorgonzola em cubos e adicione à mistura, mexendo sem parar até que não reste nenhum pedacinho do queijo, aproveite para acertar o sal e a pimenta - geralmente o gorgonzola dá conta do sal, mas depende do paladar de cada um. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e as folhas de manjericão. Cozinhe o macarrão al dente de acordo com as instruções do fabricante. Adicione o molho ao macarrão na hora de servir e hummm... Bom apetite!!

Após fazer a boquinha, nada de trânsito, sol ou estresse, permita-se deitar de bandinha, de preferência para o lado esquerdo, pois esta posição favorece a anatomia do estômago e facilita a digestão! Tenham uma ótima sesta!


Hoje me senti como no quadrinho do Silveira... Era uma daquelas cabecinhas... heheheheh

terça-feira, 13 de novembro de 2007

No embalo do dia...

Algumas hortaliças são péssimas para serem conservadas por alguns dias e o dia de comprá-las é o mais cansativo, pois temos que lavar, deixar de molho, esperar, esperar mais um pouquinho e preparar logo, eu disse LOGO! O brócolis, por exemplo, não dá para deixar pro dia seguinte, principalmente quando já está querendo amarelar, e quando amarela, é do dia pra noite. Também existem as bactérias que ficam naquelas suculentas flores úmidas, só esperando as horas felizes que terão para reproduzir dentro da sua geladeira. Sendo assim, resolvi botar o brócolis para dançar na chapa quente hoje mesmo, foi da lavagem, direto pra panela!
Então, nada de corpo mole, tem que arregaçar as mangas e preparar um prato colorido, cheio de vida pro dia. Logo surgiu o prato do dia: Frango Xadrez supimpa e rapidin!!

Frango Xadrez Supimpa e Rapidin:
1 peito de frango cortado em cubinhos (sem os ossos)
1 pimentão em cubos grandes
1 cebola grande em pétalas e cortadas ao meio
200g de brócolis
2 colheres de óleo de gergelim
1 colher de chá de ajinomoto
Pimentinha branca e sal

Para o molho:
½ xícara de shoyu
½ xícara de água
1 colher de açúcar
1 colher de catchup
1 pitadinha de ajinomoto
1 colher de amido de qualquer coisa só para dar o ponto (já utilizei em molhos amido de milho, polvilho doce, goma de tapioca... É só fechar os olhos e ir sem medo, no máximo você vai sentir a adrenalina de tentar novas combinações na cozinha, mas ruim não vai ficar, garanto!)

Coloque o óleo para esquentar e em seguida jogue o frango temperado com o sal, a pimenta e o ajinomoto. Quando o frango estiver macio, acrescente a cebola e mexa até que ela fique toda despetalada, em seguida adicione o pimentão e na seqüência o brócolis. As verduras devem ficar al dente, não deixe que cozinhem muito. Quando o brócolis estiver no ponto, desligue e pegue outra panelinha para fazer o molho!
Para o molho, coloque todos os ingredientes na panela, menos o amido. Dilua o amido num pouco de água e quando o caldo estiver fervendo, adicione aos poucos, mas aos poucos mesmo! O amido só vai dar aquela consistência do molho teriaki ou do agridoce. Não deve ficar grosso, só mais pesadinho. O ponto é o seguinte: quando você achar que deve botar só mais um pouquinho, não bote, ele ta no ponto!
Coloque o molho sobre o frango na hora de servir, sirva com o arroz da sua preferência e voilà.

domingo, 11 de novembro de 2007

Aniversariantes!!!

Aniversário das moças da minha cena!

Amo-as.

.

.

.

.

.

.

.

.

E para comemorar o dia... (ôba! ôba! ôba!)

.
Parfait Dry

- 100ml (2 doses) de Level Vodka
- 2 azeitonas
- 15ml de água da azeitona em conserva
- 5 gotas de vermouth
- 1 twist de limão (casca do limão)

Modo de preparo:Em 1 copo old fashioned colocar 5 cubos de gelo e as 5 gotas de vermouth - Reservar. Adicionar 7 cubos de gelo no mixing glass com 100ml de vodca e mexer com uma colher bailarina até gelar a bebida.Passar o conteúdo da vodca para o copo old fashioned já reservado e adicionar a água de azeitona em conserva, mexer e decorar com o twist de limão e as azeitonas no palito.

. (Retidado do blog: http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/)