segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Pão "The Flash"

Esta receita é de fato um mimo!

Definição de “Mimo”: Sub. Masc. 1. Objeto que se dá por gentileza; prenda; presente. 2. Meiguices; carinhos. 3. Delicadeza; gentileza.

Pois bem, esta receita é o mino que vos dou em comemoração à época mais deliciosa do ano!!
É um pão super fácil de fazer, aprendi com a minha mãe há algum tempo e já testamos a massa com inúmeros sabores. É aquele tipo de pão que você tem vontade de comer no final da tarde e já está lindo para o jantar, sem desfazer o penteado!

Gosto de fazer este pão no natal porque não sobra nem uma migalha e ainda resta mais tempo para me dedicar aos pratos mais elaborados. Para quem prepara a ceia natalina, sabe que é como vestibular, se você não dividir o tempo para cada questão, no final só vai lhe restar desespero! Mas eu adoro os preparativos mesmo assim!


Pão “The Flash”


1kg de farinha de trigo sem fermento
2 envelopes de fermento biológico
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de sal
500ml de leite morno
250ml de suco de laranja
100g de passas sem caroço
Raspas de uma laranja


Dilua o fermento no leite morno e vá adicionando e misturando o açúcar, o sal, o óleo, os ovos rapidamente batidos, o suco de laranja e as raspas. Quando o creme estiver homogêneo, adicione a farinha de trigo aos poucos, batendo com o auxilio da batedeira. Deixe a massa descansar por uma hora. Após o descanso, misture as passas na massa com uma colher ou espátula. Disponha a massa nas fôrmas de pão, deixando 2cm de fôrma sem preencher. Com as minhas fôrmas de pão, consigo fazer três pães “The Flash” de mais ou menos um quilo cada.
Asse os pães em forno médio por 30 minutos. Se o forno estiver preguiçoso como o meu que estou quase chamando para discutir a nossa relação, deixe assar por uns 40 minutos. O ponto é a faca e a camada superior que fica num tom marrom escuro.


PS.: Devido ao fato de estar participando de um curso no senac, os intervalos entre as postagens estão maiores, mas logo logo voltarei com tudo!
Abraço a todos!