domingo, 30 de agosto de 2009

O grande companheiro "Franguinho de Domingo"


Ingredientes:
500g de sobrecoxa de frango sem osso, cortada em 3 partes
500g de mini-batata inglesa cozidas al dente
500g de tomate sem pele
150g de extrato de tomate
1 colher (sobremesa)de açúcar
1 pimenta dedo de moça
2 dentes de alho laminados
1 cebola média em brunoise (picadinha)
200ml de vinho branco seco
1 limão siciliano (suco e raspas)
Coentro
Sal
Pimenta do reino moída
300g de parmesão ralado (daqueles bem curados que deixam uma superfície crocante nos gratinados)

Tempere o frango com sal, pimenta, o suco do limão e reserve.
Refolgue o alho, a cebola e a pimenta (sem sementes), nesta sequência, em um fiozinho de azeite até que estejam transparentes, adicione os tometes cortados em quatro partes grosseiramente, deixe ele pegar um pouco do sabor, em seguida o extrato de tomate com um pouco de água para diluir (não muita, pois não é necessário muito caldo nesta receita), o açúcar e um pouquinho de nada de sal e pimenta do reino só para abrir os caminhos do sabor. Reserve.
Em uma caçarola - daquelas cheias de história pra contar - coloque um fio de azeite e disponha o frango com a parte do couro virada para baixo, quando estiver douradinho, vire o lado. Acrescente as batatinhas e deixe tudo ficar douradinho. Na sequência adicione as raspas de limão e o vinho, misturando tudo freneticamente, mas com cuidado para não esmagar as batatinha que são tão bonitinhas! A este preparo, adicione aquele molhinho e acerte o sal, a pimenta e o açúcar se necessário. Não deixe por muito tempo para manter os tomates inteiros e suculentos. Disponha em uma travessa bem linda, polvinhe com o parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por uns 30 minutos.

P.S.: Esta preparação servida com uma saladinha de rúcula fica perfeita, não pede mais nada! Só um vinhozinho pra começar a semana com o pé direito!

2 comentários:

Érica disse...

Ow mulher, vem cozinhar pra mim.
Eu morro de saudade de tu minha preta, mulher da minha vida. E se tu diz que meu poema é bom e que te toca o coração, eu fico mais que lisonjeada. Te amo sempre pretxinha.
Beijos

Cris disse...

Ju:

Faça sim o puxa-sacos. Coisas feitas pela gente tem bom astral, além de serem únicas. Ninguém vai ter igual ao seu!!
E que franguinho delicioso esse, heim!? Deu água na boca! Mas eu amai mesmo foi o bolo de rolo. Eu simplesmente sou apaixonada por ele, mas é difícil de achar um realmente bom aqui em SP...

Bjs,

Cris