terça-feira, 13 de novembro de 2007

No embalo do dia...

Algumas hortaliças são péssimas para serem conservadas por alguns dias e o dia de comprá-las é o mais cansativo, pois temos que lavar, deixar de molho, esperar, esperar mais um pouquinho e preparar logo, eu disse LOGO! O brócolis, por exemplo, não dá para deixar pro dia seguinte, principalmente quando já está querendo amarelar, e quando amarela, é do dia pra noite. Também existem as bactérias que ficam naquelas suculentas flores úmidas, só esperando as horas felizes que terão para reproduzir dentro da sua geladeira. Sendo assim, resolvi botar o brócolis para dançar na chapa quente hoje mesmo, foi da lavagem, direto pra panela!
Então, nada de corpo mole, tem que arregaçar as mangas e preparar um prato colorido, cheio de vida pro dia. Logo surgiu o prato do dia: Frango Xadrez supimpa e rapidin!!

Frango Xadrez Supimpa e Rapidin:
1 peito de frango cortado em cubinhos (sem os ossos)
1 pimentão em cubos grandes
1 cebola grande em pétalas e cortadas ao meio
200g de brócolis
2 colheres de óleo de gergelim
1 colher de chá de ajinomoto
Pimentinha branca e sal

Para o molho:
½ xícara de shoyu
½ xícara de água
1 colher de açúcar
1 colher de catchup
1 pitadinha de ajinomoto
1 colher de amido de qualquer coisa só para dar o ponto (já utilizei em molhos amido de milho, polvilho doce, goma de tapioca... É só fechar os olhos e ir sem medo, no máximo você vai sentir a adrenalina de tentar novas combinações na cozinha, mas ruim não vai ficar, garanto!)

Coloque o óleo para esquentar e em seguida jogue o frango temperado com o sal, a pimenta e o ajinomoto. Quando o frango estiver macio, acrescente a cebola e mexa até que ela fique toda despetalada, em seguida adicione o pimentão e na seqüência o brócolis. As verduras devem ficar al dente, não deixe que cozinhem muito. Quando o brócolis estiver no ponto, desligue e pegue outra panelinha para fazer o molho!
Para o molho, coloque todos os ingredientes na panela, menos o amido. Dilua o amido num pouco de água e quando o caldo estiver fervendo, adicione aos poucos, mas aos poucos mesmo! O amido só vai dar aquela consistência do molho teriaki ou do agridoce. Não deve ficar grosso, só mais pesadinho. O ponto é o seguinte: quando você achar que deve botar só mais um pouquinho, não bote, ele ta no ponto!
Coloque o molho sobre o frango na hora de servir, sirva com o arroz da sua preferência e voilà.

Nenhum comentário: