segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Peixada de Surubim

No post anterior prometi começar a maratona gastronômica de natal, maaaaasss fugi da regra, me rendi a um lindo filé de surubim e preparei aquela peixada de domingo. A família agradeceu e suou a camisa com as pimentinhas e o delicioso pirãozinho.

Peixada só me lembra bar de praia, mesmo sendo uma refeição pesada, não pelo peixe, mas pelos acompanhamentos que nos deixam bem preguiçosos e se tiver aquela brisa praieira, ai, a preguiça é muito bem vinda!


O Surubim ou Cachara é um peixe de água doce, couro acinzentado e carne branca. Encontrado nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata.

Peixada de Surubim
1kg de filé de surubim
100ml de azeite de oliva
2 cebolas médias
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
3 tomates firmes
2 pimentas malagueta sem sementes
3 batatas cortadas em 4 cubos
2 cenouras cortadas em pedaços grandes
4 maxixes
3 ovos cozidos
400ml de leite de coco diluído em 400ml de água
½ xícara de coentro picadinho
½ xícara de suco de limão
1 colher (chá) de açafrão
2 colheres de extrato de tomate
Pimenta branca moída
Sal a gosto


Tempere os filés com pimenta branca, limão, sal e reserve.
Cozinhe as batatas e as cenouras em água e sal e reserve.
Faça um fundo de panela com o azeite, as cebolas brancas cortadas em cubos grandes, os dentes de alho picados grosseiramente, os pimentões cortados em cubos grandes, o açafrão, a pimenta malagueta picadinha e por fim os tomates cortados em quatro partes. Acrescente metade do leite de coco diluído e deixe ferver. Após levantar fervura, adicione uma colher (sobremesa) de sal e ‘enterre’ a cebola roxa e os maxixes no caldo. Disponha os legumes cozidos e os filés temperados na superfície do caldo e adicione a outra parte do leite de coco diluído. Acerte o sal e espere os filés ficarem macios para acrescentar os ovos cozidos e o coentro picadinho. Misture o extrato de tomate no centro do caldo e dê mais um tempo de cozimento para que o caldo fique mais encorpado.

Na hora de servir, disponha em uma travessa a peixada e faça um pirão com o caldo, uma pitada de coentro picadinho e pimenta a gosto.

Gosto muito de pimenta, principalmente uma que temos aqui em casa que foi preparada pela minha mãe há uns três anos. É das brabas, a temos há todo esse tempo porque ninguém consegue comer um prato com mais de duas gotas dela, mas o cheiro e o sabor são de matar!!

Ah, a dica para congelar coco seco é cortar em pedaços e retirar o ar antes de congelar. Quando for utilizar em alguma receita, é só bater no liquidificador com água morna ou escaldar. O coco congelado dura até 6 meses.

Um comentário:

Eli disse...

Aff** de comer de joelhos!! Delícia!